terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Resenha de Janeiro / 2012 - Gastronomia

Primeira resenha que faço. Literalmente. Então, não sei como irei me sair.
Ano passado encontrei o blog http://desafioliterariobyrg.blogspot.com/ através do blog da Luciana http://batatatransgenica.wordpress.com/, procurando sobre leitura no Google. Sempre tive vontade de participar de um desafio deste tipo, pois assim, pensei, me forçaria a ler livros de assuntos que normalmente não leio, como é o caso deste primeiro mês, quanto livros que tenho encostados há anos, e que, talvez, se encaixariam nas listas mensais.
As listas foram divulgadas há alguns meses, e teríamos o mês todo para ler o livro e resenhar mas, adivinhem, quando resolvi escrever sobre o livro?
Pois bem, o tema do primeiro mês, pra começar bem gordo o ano, é Gastronomia, e não poderia ser um livro somente de receitas. Gastronomia é um assunto que não domino, mas gostaria, inclusive está na minha lista de coisas a se fazer/aprender antes de morrer.
Fui à busca de um livro diferente, que não estivesse nas listas de ninguém e achei o "Um Cientista na Cozinha." Foi paixão à primeira vista. Como curioso que sou, achei o livro ideal pra mim, já que não serei um mestre cuca de uma hora para outra.
Escrito pelo francês Hervé This, o livro discorre sobre a ciência por trás dos pratos que preparamos, toda a química que ocorre e responde a muitos por quês, como por exemplo Por que a casca do pão tem mais gosto do que o miolo?
O livro dá dicas para que as receitas mais complicadas, como os suflês, funcionem sempre. Através de comprovações científicas e testes na cozinha ele mostra porque fazer assim e não assado, com o perdão do trocadilho.
O livro é dividido em 41 capítulos e tratam, cada um, de um tema como Leite, Sopa, Caldos, Grelhados, etc.
No capítulo dedicado aos ovos, ele o define como Acessório Essencial e escreve:
"O ovo é o astro pouco conhecido da cozinha. Grimod de la Reynère, no seu Almanach des gourmands, celebrava-o nestes termos: "O ovo é para a cozinha o que os artigos são para o discurso, isto é, de uma tão indispensável necessidade que o cozinheiro mais hábil renunciaria à sua arte se lhe fosse proibido o uso do ovo". Itálicos pelo autor.
Seguindo a linha de dúvidas e melhorias no preparo dos pratos, o autor segue por todos os tipos de alimentos e temperos, dedicando boa parte sobre o preparo de carnes e os diversos usos do sal, vinagre e açúcar.
Interessante frisar que ele sempre cita como as mães têm razão pra certos pratos funcionarem bem, e comprova pela química que de outra forma não daria. Outro ponto a salientar é que, como buscar mostrar os pratos de forma técnica, quando ele não sabe porque tal processo funcionar ele simplesmente diz ignoro. Dou risada toda vez que ele diz isso, e não é pouco. Mostra a humildade que ele tem em admitar sua ignorância em alguns pontos onde nossas mães e avós dominam.
Por haver tanta necessidade de comprovação científica, achei cansativo em diversos pontos e confesso que houve parágrafos que não entendi coisa alguma, podendo assustar outros desavisados também. A linguagem técnica exige um mínimo de conhecimento de química e suas reações, pois o autor cita o tempo todo várias delas. Definitivamente não é um livro para iniciantes, seja em culinária ou em química. Como não domino nenhuma das duas áreas, não aproveitei tudo o que livro pode ensinar. Apesar da linguagem por vezes complexa, aprendi muitas coisas, como a forma correta de fazer um ovo cozido, sim há uma forma correta, e o ponto correto de temperar cozidos. Para quem já domina a cozinha há tempos talvez não haja novidades nisso, mas quer aprender porque funciona, o livro é um prato cheio, perdão por outro trocadilho.

Título: Um Cientista na Cozinha
Autor: Hervé This
Ano: 2010
Editora: Ática

Dos objetivos

Criei este blog somente para postar as resenhas dos livros do Desafio Literário. Procrastinador que sou, deixei para resenhar no último dia. Ao menos o livro ainda está fresco na memória e as anotações irão ajudar bastante também. Em seguida publico a resenha.